A Multimodalidade contribui, de forma significativa, na construção de sentido de um determinado texto, fazendo com que novas posturas para a compreensão textual sejam trazidas à tona. Koch (2002) e Koch & Elias (2006) afirmam que todos esses elementos textuais intervêm na atribuição/elaboração de sentido, por parte do leitor , possibilitando, dessa forma, desenvolver um trabalho com leitura e compreensão de texto, partindo de uma perspectiva semiótico-discursiva.
Sendo assim, pode-se dizer que a Multimodalidade é uma articulação de elementos que contribuem na produção de sentido em uma situação comunicativa, não se limitando somente à leitura, mas envolvendo também as práticas sociais.
Os estudos de gêneros discursivos tem sido desenvolvidos sob uma gama variada de perspectivas teórico-metodológicas, cujas teorizações, cada vez mais refinadas têm contribuído equiparavelmente para a compreensão e o ensino das ações sociais materializada pela linguagem. (CATTO & HENDGES, 2010, p. 193).
Referências
- KOCH, I. G. V. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002.
- KOCH, I. G. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
- CATTO, N. R.; HENDGES, G. R. Análise de Gêneros Multimodais com Foco em Tiras em Quadrinho. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 13/2, p. 193-217, dez. 2010.
- http://www.efdeportes.com/efd184/pedagogia-da-leitura-multimodal.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário