PLANO
DE AULA
Disciplina:
Língua Portuguesa
Turma: 1º ano (Ensino Médio)
OBJETIVOS
ü Incentivar
a leitura e interpretação de charges;
ü Identificar
a linguagem verbal e não-verbal utilizadas nas charges;
ü Desenvolver
o senso crítico;
ü Reconhecer
as características do gênero textual charge.
PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO
ü Aula
expositivo-dialogal;
ü Entrega
de cópias com ilustrações de charges;
ü Vídeos
DESENVOLVIMENTO
1º passo
Incentivar a prática da leitura, para um desenvolvimento do senso crítico, permitindo ao aluno sua própria interpretação das charges, não sendo necessariamente a que o autor quis passar.
Incentivar a prática da leitura, para um desenvolvimento do senso crítico, permitindo ao aluno sua própria interpretação das charges, não sendo necessariamente a que o autor quis passar.
2º passo
Os alunos serão divididos em
grupos. Com tema livre, deverão criar suas próprias charges e apresentá-las em
sala de aula.
CHARGE
CHARGE
Bom humor, ironia, linguagem verbal e
não verbal. Esses são alguns dos elementos que constituem o gênero textual
chamado charge.
Você que está acostumado a divertir-se com
as charges presentes em revistas, sites e jornais impressos, sabia que elas
constituem um gênero textual? Sim, as charges não são apenas
ilustrações que refletem a opinião de quem desenha, são tipos de enunciados que
podem ser objeto de uma rica análise linguística.
O termo charge tem origem no francês "charger" que significa "carga". A primeira
charge publicada no Brasil foi no ano de 1837 e tinha como título "A campanha e o Cujo". Foi criada por Manuel José de Araújo Porto-Alegre,
que dentre as funções exercidas na política e ensino, era também pintor e
caricaturista.
Aliando linguagem verbal e não verbal, as charges são mais
do que piadas gráficas permeadas pelo humor e por uma fina ironia. São tipos de
textos que podem ser usados para denunciar e criticar as mais diversas
situações do cotidiano relacionadas com a política e a sociedade. Como prova de
sua relevância, estão cada vez mais presentes nas provas de concursos e
vestibulares, quando o candidato tem sua habilidade de interpretação de texto
colocada em análise.
Ao interpretarmos uma charge, podemos
perceber que diversas informações podem estar nela circunscritas, o que nos
obrigará a recorrer aos processos de construção de inferências e analogias para
compreendê-la em sua totalidade. Se não lançarmos mão desses processos,
dificilmente o conteúdo da charge será apreendido.
Podemos dizer que o principal objetivo de uma
charge é transmitir uma visão crítica sobre determinado assunto que esteja sob
alvo de discussões na sociedade. Por isso as charges podem ficar datadas, ou
seja, podem perder seu objetivo por estarem marcadas cronologicamente.
Normalmente elas são publicadas nas seções de artigos de opinião e cartas aos
leitores, justamente por indicarem opiniões e juízos de valores por parte de
quem enuncia, no caso, o chargista
Referências:
<http://www.significados.com.br/charge/> Acesso em 15 de janeiro de 2015 <http://www.mundoeducacao.com/redacao/charge.htm> Acesso em 15 de janeiro de 2015
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